• Ciência de Foguete

O quê um cientista de foguete faz?

Atualizado: Jun 8

imagem de uma estrutura aeroespacial
Análise estrutural de um painel aeronáutico.


Olá, sejam bem-vindos ao blog ciência de foguete! Bom, primeiramente deixa eu me apresentar:

Sou Edgard, engenheiro aeroespacial e já atuo na indústria aeronáutica/defesa alguns anos. Sou fascinado por ciência, tecnologia e exploração espacial. Eu criei esse blog justamente para desmistificar os mitos da "ciência de foguete" além de divulgar a tecnologia aeroespacial.

Sempre que me perguntam da minha profissão sempre vem aquelas famosas frases:

"Você já foi pro espaço", "É astronauta?", ou a clássica "Você trabalha na NASA?".E para todas essa respostas eu digo: -"Não, sou um engenheiro normal como qualquer outro!".

Ainda exitem muitos mitos nessa profissão e pretendo compartilhar um pouco do meu conhecimento afinal acredito que conhecimento deva ser compartilhado para todos.

Mas a pergunta ainda resiste, afinal o quê o engenheiro aeroespacial faz?

Bom, a pergunta é um pouco complexa, afinal podemos trabalhar com bastante coisa.

Podemos trabalhar com projeto, construção e manutenção de aeronaves, veículos espaciais, foguetes e satélites. Mas não fica somente nisso, pois tenho amigos que também atuam na área de energia limpa como na indústria eólica. Afinal uma pá de um gerador eólico nada mais é que uma asa rotativa. Um engenheiro pode trabalhar no controle, na estrutura e no projeto aerodinâmico. Viu só como podemos trabalhar em diversas áreas muito além dos aviões, foguetes e satélites!

Eu, por exemplo, me especializei na área de estruturas. A minha função é fazer o projeto estrutural do veículo aeroespacial e garantir sua segurança de acordo com os níveis de carga atuante. Ou seja, eu sou responsável por fazer os cálculos estruturais. Mas pretendo escrever sobre todas as áreas, seja estruturas, transferência de calor, aerodinâmica, controle, propulsão e curiosidades sobre o setor.








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo